PE da Pedra Branca
RJ

estatísticas da área

Espécies registradas::
186
Espécies com foto:
176
Espécies com som:
72
Total de registros:
921
Total de fotos:
813
Total de sons:
108

primeiros registros fotográficos

viuvinha
Guilherme Serpa
piolhinho-serrano
Guilherme Serpa
beija-flor-tesoura
Cadu Young

primeiros registros sonoros

trepador-sobrancelha
Marcello Coimbra
acauã
Marcello Coimbra
teque-teque
João Vitor Andriola
lavadeira-mascarada
João Vitor Andriola
chupa-dente
Ricardo Gagliardi
Áreas de Observação

Parque Estadual da Pedra Branca

Criado pela Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974, compreendendo todas as áreas situadas acima da linha da cota de 100 m do Maciço da Pedra Branca e seus contrafortes, com área aproximada de 12.492 hectares, localizado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em partes de 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.

São os seguintes alguns dos objetivos de sua criação: preservar esse remanescente florestal localizado em ponto estratégico do Rio de Janeiro e área núcleo de biodiversidade da Mata Atlântica; preservar mananciais hídricos ameaçados pela expansão urbana; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica no seu interior; proteger e revitalizar construções históricas, ruínas e sítios arqueológicos; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica e monitoramento; promover aos visitantes oportunidades de recreação ao ar livre e valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica, com o aproveitamento dos serviços ambientais que o parque disponibiliza.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Horário de visitação: terça-feira a domingo, de 8 a 17h.

Núcleo Pau-da-Fome: onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional. Endereço: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara (Jacarepaguá) – Rio Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608

Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

Distância entre a Rodoviária Novo Rio e a sede Pau-da-Fome (Jacarepaguá): 33km

Núcleo Piraquara: é oferecida a visitação para lazer, com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho. Endereço: Rua do Governo s/nº – Bairro de Realengo – Rio Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252

Núcleo Camorim: contém sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água; trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque. Endereço: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim (Jacarepaguá) – Rio CEP: 22.780-070 Telefone: (21) 3417-3642

Adote a Conduta Consciente •Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar. •Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente. •Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores. •Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies. •Não faça fogueiras. •Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta. •Leve materiais de primeiros socorros. •Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques. E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais. É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências